domingo, 10 de outubro de 2010

O SERVIÇO DO CHAMPAGNE, Qual a melhor maneira?



posição inclinada no servir o espumante (foto AP /Estadão.com.br)

Lendo o site do Enoeventos encontrei essa matéria ("O SERVIÇO DO CHAMPAGNE, Qual a melhor maneira?") sobre o melhor serviço de servir um espumante, eu gostaria de dividir essa informação com vocês!


Segue a matéria na íntegra:

“Cientistas franceses descobriram o segredo de manter as borbulhas em uma taça de Champagne: sirva-a como se fosse cerveja, mantendo a taça inclinada e derramando o vinho cuidadosamente na lateral. O estudo revela que o espumante conserva as bolhas por mais tempo quando servido dessa maneira, em lugar da forma usual de derramá-la com a taça na vertical e esperar a espuma sentar para completar o nível.


Controvérsias

No entanto, Tom Stevenson, coordenador do painel de Champagnes do Decanter World Wine Awards diz: "Servir um Champagne como se fosse uma Lager é visto como cafona. Nem em um milhão de anos, você verá um sommelier servindo dessa forma. Servir da forma como é feita atualmente é melhor, já que permite que o CO2 escape da taça impedindo que as borbulhas cheguem a seu nariz."


Espumante na temperatura ideal

A pesquisa também descobriu que um Champagne servido a temperaturas mais baixas conserva melhor a espuma. A temperaturas mais altas, o dióxido de carbono se perde mais rapidamente. "O serviço à moda das cervejas tem muito menos impacto na dissolvição do CO2 do que o estilo usual, especialmente a baixas temperaturas (4-12°C). O primeiro método é muito menos agressivo do que o segundo", diz o estudo.

O relatório publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry foi conduzido por Gerard Liger-Belair, um professor da Universidade de Reims e autor do livro Uncorked: the Science of Champagne.”

Segundo comentários de alguns internautas que leram o artigo publicado na Enoeventos, um deles enriquece a matéria dizendo que “estudos recentes recomendam ainda que o Champagne deve ser armazenado de pé, tratando-se de uma tendência nova, mas que parece ter procedência. Desse modo, nem deitada em adega, nem em geladeira, o que implica no desenvolvimento de novo tipo espaço (provavelmente, de pé nas adegas maiores).”

Outro internauta complementa dizendo que leu um artigo que descreve sobre a perda de CO2, quando o serviço é realizado com a taça na vertical: “Retornando da Europa sábado, a bordo da Air France, lí um comentário sobre o assunto no "Le Figaro" de 21/8. O texto informa que em média existem 12g de CO2 por litro de champanha e a diferença entre as perdas é de mais de 1,5g quando a taça está na vertical. Mas a tradição manda servir com a taça na vertical...”

Independente de como você opte por servir na taça, vamos admitir que o espumante é o melhor vinho para harmonizações, devido a sua versatilidade e simpatia com diversos tipos de pratos e também por facilmente se integrar, celebrando  serelepe e borbulhante com as pessoas!!

Para isso, não deixem de fazer uma rica pesquisa sobre os rótulos de espumantes a se adquirir neste final de ano. Aproveitem para treinar antecipadamente essa forma de servi-lo para atingir a perfeição na sua bela ocasião de ano novo!!!

(http://www.enoeventos.com.br/201003/champagne/champagne.htm)












(http://www.enoeventos.com.br/201003/champagne/champagne.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!