segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Grandes Mulheres - Elisabeth Bollinger

Elisabeth Bollinger
 
Ativa, sorridente, com fama de anfitriã encantadora, Elisabeth Bollinger também era uma incansável mulher de negócios. Veio da família Lauriston e casou-se com Jacques Bollinger.

Diferentemente da jovem Nicole Barbe, (que posteriormente se torna a madame Ponsardin) Elisabeth”Lily” Bollinger tinha profundos conhecimentos sobre Champagne, despendendo vinte anos experimentando ao lado de seu marido.

Viúva aos 42 anos, ela comandou os destinos da vinícola da família do marido desde 1941, após a morte de seu marido e em plena Segunda Guerra, quando a França estava ocupada pelos nazistas, até 1977.


Bicicleta

 
Muitos indivíduos teriam vendido suas firmas, quando houve o racionamento da gasolina, mas “Lily” driblou esse problema se movimentando para os vinhedos com uma bicicleta.

A casa de Bollinger mesmo com uma excelente produção resistiu a um cuvée prestígio, insistindo que o seu ChampagneVintage já era o melhor vinho que poderia produzir.




Por último, no entanto, Madame Bollinger entrou no mercado super premium, em 1961. Ela não produziu uma mistura especial ou usou uma garrafa especial estilo Champagne Super Premium, como Moët & Chandon tinha feito quando da introdução de Dom Perignon, ou até mesmo repetido o estilo Veuve Clicquot, como esta fez ao lançar "La Grande Dame".

Bollinger RD




Em vez disso, ela escolheu a safra e selecionou uma pequena porção de seu champanhe vintage nas borras (a levedura morta a partir da fermentação secundária), por mais uma década para obter uma maior complexidade. Assim, sem mudar a mistura, nem a garrafa, ela criou 'Bollinger RD' como seu engarrafamento prestígio, abreviação do  disgorged (lembremos: disgorgement é a parte final do processo, inventado por Veuve Clicquot, que remove as leveduras mortas).

Blanc de Noir

 
Tradicionalmente o Champagne é produzido a partir de um corte de cerca de 30% de vinhos brancos originados a partir de uvas tintas, o rosé com corte de vinhos tintos, o blanc de blanc, apenas com uvas brancas e o blanc de noir elaborado apenas com uvas tintas.




“Lily’” criou um Champagne estilo blanc de noir chamado "Vieilles Vignes Francaises", causando frisson numa habitual produção de blancs de blancs em Champagne.



Tia Lily, como todos a chamavam, era excelente degustadora. Deu vida nova à maison Bollinger, fundada em Aÿ em 1829, principalmente com a abertura de outros mercados. Para aumentar o relacionamento comercial, visitava periodicamente os agentes que distribuíam seus produtos e clientes em todo o mundo. Não teve filhos, mas imprimiu a marca de sua personalidade à Bollinger, onde seu nome é lembrado até hoje com carinho. A propriedade pertence atualmente a seus sobrinhos.

Bollinger e sua aparição num cinema moderno

Em 2009 criou-se uma embalagem diferenciada a partir do sucesso de um personagem célebre - James Bond - e a sua predileção pelos Champanhes Bollinger. Na maioria dos seus episódios Bond era cenografado bebendo o famoso Champagne. A embalagem especial foi lançada durante o filme Quantum Of  Solace.
Foram produzidas 207 coolers, uma alusão a 200 + 7 unidades, homenagem a 007. Seu formato de bala, a famosa "Walther PPK", arma utilizada por James Bond em seus filmes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!