sábado, 23 de outubro de 2010

Antawara 2009, um belo corte




Dia desses degustei o vinho: Antawara 2009, vinho este que chamou a atenção, pois para mim se tratava de um blend de uvas delicioso e que continha no corte uma  que estou conhecendo aos poucos, a Carignan.

Realmente apreciei o vinho por apresentar este belo corte.  Lendo uma nota do Marcelo Copello sobre o Antawara Syrah-Carignan blend 2009 (http://www.marcelocopello.com/), a minha avaliação precoce só se confirmou!




Sobre O Produtor
(segundo a importadora Vinissimo)

“Ao utilizar práticas ecológicas e sustentáveis, esta jovem bodega, com vinhedos em cinco diferentes vales, expressa como poucas as características dos terroirs chilenos e toda a tipicidade das castas”

Antawara é uma jovem bodega pertencente ao grupo Mosaïque Vinhos. O produtor investiu em modernos equipamentos de vinificação e na compra de barricas francesas e americanas, para a produção de suas duas linhas: Blend, composta de três tintos – mesclas de Cabernet Sauvignon / Carménère, Merlot / Cabernet Franc e Syrah / Carignan, com passagem por seis meses em barrica –, e a Antawara Valle Collection, com os excepcionais varietais Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah.

Os vinhos tintos são fermentados em tanques de aço inoxidável e amadurecem durante doze meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo usos.



Ecologia e Sustentabilidade

A vinícola foi engenhosamente concebida segundo critérios ecológicos e sustentáveis, que incluem o uso da gravidade para realizar a movimentação dos vinhos, geradores de baixo consumo para a economia de energia e um sistema de isolamento de calor e radiação externa que permite a redução de emissões de gases. Essas práticas possibilitam à Antawara produzir vinhos de alta qualidade e expressão, sem danos ao meio ambiente, e com toda a tipicidade das castas.







Antawara Blend Syrah – Carignan 2009

Produtor: Antawara

Região: Chile/ Vale Del Maule

Uvas: 80% Syrah/ 20% Carignan

Importadora: Vinissimo

Dados Organolépticos


 
Visual : Rubi profundo com reflexos violáceos, de pouca transparência, aparentemente jovem e de boa densidade (álcool).

Olfato: Aroma franco (sem defeitos) Aromas de frutas frescas e de flores (aroma perfumado proveniente da uva Carignan).

Gustativo: Trata-se de um vinho jovem, de persistência média para boa, de bom corpo, apresenta taninos aveludados mas também uma boa acidez. Dá a sensação de degustar um vinho que “explode” frutas. Presença de especiarias.
Harmonização: Carnes vermelhas, queijos tipo gouda e ementhal, massas com ragú de carne e cordeiro.

Preço: 40,00









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!