segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Degustação I - Cantina Zaccagnini Dal Tralcetto DOC 2007

Estava inspirada para falar sobre o tema: Degustações, e essa tendência recomeçou com a Cantina Zaccagnini.

Sobre o Produtor


Bolognano é um vilarejo da província de Pescara. Sua pequena população conta com 1.300 habitantes. Este vilarejo é a casa da clássica vinícola Zaccagnini, a maior e mais premiada vinícola da região de Abruzzo.

Há 80 anos, a Zaccagnini ainda se preocupa em manter as tradições e coloca um pedaço destes costumes em cada garrafa. Literalmente! Cada garrafa tem um pedaço da parreira que originou as uvas do vinho. Uma charmosa amostra da tradição da Zaccagnini.

Os vinhedos com aproximadamente 80 hectares são compostos de variedades locais e de cepas internacionais também. A Zaccagnini produz aproximadamente 500.000 garrafas por ano e mantêm tradicionais métodos de cultivo, aliados aos mais modernos processos de vinificação. Têm uma produção com mais de 10 diferentes tipos de vinhos por ano, incluindo os tintos, brancos e rosés.


Vinificação


Depois de colhidas manualmente, as uvas são gentilmente prensadas e fermentadas em tanques de aço inox com temperatura controlada. O amadurecimento acontece por 4 meses em barricas de carvalho e depois afinamento em garrafa.




Importadora: Ravin

País/Região: Itália/ Abruzzo

Uva: Montepulciano D' Abruzzo

Grad.Álcool.: 13 graus

Visual: rubi intenso, com reflexos granada.

Aroma: Muito frutado, presença de frutas vermelhas e cravo. No olfato, presença dos aromas  primários, característicos dessa variedade de uva (Montepulciano d'Abruzzo). Aromas das cerejas maduras e folha de tabaco, ficam evidenciados.

Palato: Presença dos taninos e madeira. Nota balsâmica.
Sensação doce no inicio e com um término em boca levemente picante. Taninos presentes.

Persistência: Final Longo.

Corpo: Médio intenso.

Temperatura de Serviço: 16 a 18 graus.

Compatibilização: Receitas com carnes assadas, caças, risotos com sabores fortes.

Preço: R$ 79,00


Um comentário:

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!