quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Degustação III - Los Vascos Sauvignon Blanc 2007

Vinho Chileno, o Los Vascos Sauvignon Blanc logo se desenha em minha mente naqueles dias de calor agradável  em que a turma de amigos  decide proporcionar um encontro para apreciar um belo peixe, acompanhado de camarões ao bafo e uma salada colorida,  então eu prontamente associo o panorama a este refrescante vinho branco de variedade sauvignon blanc...

O produtor: Viña Los Vascos

A Viña Los Vascos foi fundada no começo da década de 80 exclusivamente para a exportação de vinhos finos. Porém, como propriedade vinícola, existe há mais de 200 anos.

Em 1988 Gilbert Rokvam, que na época era Diretor Técnico do Chateau Lafite, viajou ao Chile com a incumbência de encontrar um lugar para criar um vinho com as melhores características de qualidade. Depois de visitar mais de 30 propriedades diferentes em todo o país, a prestigiada marca francesa se associou com a família Eyzaguirre, com a intenção de criar o melhor vinho que aquela terra pudesse produzir: Um vinho chileno, mas com toque francês.

As características microclimáticas são muito particulares: inverno com chuvas abundantes e ausência de geadas e verão com temperaturas quentes e brisa marítima que o Vale recebe devido à proximidade (40km) do Oceano Pacífico. As propriedades de vinhedos cobrem aproximadamente 650 hectares e possuem 35 anos em média (os mais antigos têm cerca de 60 anos e os mais jovens foram plantados em 1998).

São principalmente cultivadas as variedades Cabernet Sauvignon e Chardonnay; todas plantas não enxertadas e provenientes de Bordeaux (pré-filoxera).

Elaboração:

O Sauvignon Blanc que se elabora em Los Vascos é proveniente de uvas adquiridas através de contratos de longo prazo dos vales de Casablanca e Curicó. A colheita é feita manualmente e as uvas são fermentadas em cubas de aço inoxidável com rigoroso controle de temperatura, entre 15ºC e 17ºC. O tratamento a frio se realiza a - 4ºC. É engarrafado jovem para preservar todo o caráter varietal.

País/Região: Chile/ Vale de Casablanca

Uva: Sauvignon Blanc

Grad.Álcool.: 13 graus

Visual: Claro, brilhante,  reflexos esverdeados.

Aroma: Frutas cítricas, maçã verde, lima.

Palato: Animado e refrescante. Leve e delicioso. Persistência leve a média.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!