terça-feira, 28 de setembro de 2010

Série Especial Grandes Mulheres II

Louise Pommery


 
Em muitos aspectos, a vida de Louise Pommery foi uma repetição, um meio século mais tarde, de Nicole Barbe Ponsardin. Seu marido morreu de repente em 1858 e, como a Veuve Cliquot, ela expandiu a empresa com foco em um mercado estrangeiro, nomeadamente a Grã-Bretanha.

Ela conquistou o mercado britânico através da construção de sua adega, uma cópia de uma casa senhorial inglesa, na principal estrada turística de Londres para a Côte d'Azur.

Assim, ela assegurou-se de um fluxo constante de turistas que, atraídos pela arquitetura familiar, seja susceptível de parar, o gosto, e comprar champanhe para suas férias.

Louise Pommery inteligentemente havia comprado um extenso labirinto de cavernas, feitas de giz (construções muito típicas da região) e originalmente escavadas pelos romanos- chamada de Ruinart, a mais antiga casa de Champagne, para o envelhecimento da sua, transformando 18 árduos anos em 18 km de galerias para servir de caves.

Num golpe de génio empresarial, ela as restaurou e incentivou os visitantes, criando o que pode ser considerado como o parque temático do mundo primeiro. Quase 150 anos depois, a região de Champagne é uma das principais atrações turísticas da França.

Assim como Veuve Clicquot retirou as leveduras mortas do champagne Veuve Cliquot, Veuve Pommery reduziu o nível do açúcar. Até a última parte do século 19, Champagne foi fortificada com adoçantes como a Madeira, Xerez, porto ou aguardente de fruta.


 

Percebendo que o mercado britânico preferia um vinho mais seco, ela lançou seu vintage 1874 exclusivamente na Inglaterra, sem adição de açúcar, (com apenas 6 a 9 gramas de açúcar por litro) e popularizou o estilo de champanhe estilo brut. Champagne tinha claramente atingido a maioridade. Foi bom o suficiente para ser apreciado sem uma cobertura de açúcar.

Fontes:

www.winereviewonline.com/MAP_on_Champagne_Women.cfm -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!