quinta-feira, 4 de março de 2010

Uma breve síntese do caos no Chile e seu impacto

Apesar de muita coisa já ter ocorrido antes mesmo dessa matéria ter sido postada aqui no Blog da Atmosfera, novos terremotos, na China, a constatação científica de que o deslocamento das placas no Chile nas regiões sofridas pode ter comprometido uma redução no tempo cronológico da terra, e as réplicas do terremoto no Chile que persistem, vamos citar aqui um pouco sobre a repercussão que o terremoto chileno pode ter causado na economia chilena quando o assunto é Situação da Vinícultura na região dos impactos.





Primeira análise dos impactos



As adegas do Chile sofreram danos que comprometem 12,5% da produção atual de vinho, em pleno período de colheita, informou nesta quarta-feira a corporação "Vinos de Chile". 70% da produção vinícola do país fica localizada em áreas afetadas pelo terremoto que atingiu o país no último dia 27.

"Pudemos quantificar a perda em 125 milhões de litros, o equivalente a US$ 250 milhões. Porém, se comparada à abundante colheita de 2009 (1 bilhão de litros), a perda equivale a apenas 12,5%", detalhou o presidente da entidade, René Merino.

A "Vinos de Chile" é uma entidade privada que reúne 92% das videiras do país e informou em comunicado que o valor total dos prejuízos, porém, ainda não foi calculado.
Segundo cifras da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), de 2009, o Chile é o nono produtor mundial, atrás de França, Espanha, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Portugal, Argentina, Austrália e África do Sul, com uma produção de 8,8 milhões de hectolitros por ano.

(Matéria da Globo.com, GI/ Da France Press)



O país tem no momento um estoque de 900 milhões de litros do produto. Uma primeira análise sugere que 20 por cento dessa quantidade podem estar "comprometidos."


Em algumas partes do Chile, a colheita deveria começar no fim de semana.

"Nossa companhia, bem como o resto do setor, foi fortemente impactada por esta catástrofe", disse a vinícola Concha y Toro, maior exportadora chilena de vinhos, em seu site na Internet. "Já pudemos avaliar sérios danos em algumas das nossas principais vinícolas que estão localizadas nas áreas mais afetadas."


A empresa terá de paralisar toda a sua produção durante pelo menos uma semana. Mas, segundo a importadora norte-americana Banfi Vintners, apenas 3 das 11 unidades da Concha y Toro foram muito afetadas e tiveram de parar. Grande parte dos danos se limita a tanques de alumínio virados ou barris de carvalho esmagados.

A empresa considerou exagerada uma versão inicial de que 40 milhões de litros teriam sido perdidos.

A Concha y Toro informou à Banfi que sua principal adega, que abriga alguns dos seus vinhos mais caros, ficou ilesa.

"A prioridade número 1 deles agora é a colheita", disse Jane Kettelwell, porta-voz da Banfi. "Eles nos disseram que vão começar a colheita na próxima semana."

(Reportagem adicional de Todd Benson, em Santiago,para a Swissinfo.ch, Notícias da Suíça para o Mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!