segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vindima 2010 - Vinícola Goés em São Roque, SP



Participar de uma simulação de Vindima é uma experiência muito estimulante, ao qual eu não poderia perder. Com a oportunidade de ir a São Roque, SP para tal atividade, não pensamos duas vezes. A Vinícola Goés tem sua produção desde 1920, quando ainda tudo era artesanal e o consumo caseiro na região. Suas plantações de demanda sempre foram de uva isabel e niágara, pois a região era mais propícia para o cultivo de uvas americanas, para vinhos de mesa.


A Goés tem iniciado experimentos com as uvas Cabernet Sauvignon, Chardonnay e a novidade Lorena, variedade de uva branca de criação da Embrapa, interessante proposta para vinhos de mesa e também vinhos base para espumantes.




Nossa experiência foi gratificante e engraçada. Quando iniciamos recebendo um balde com alças e uma tesoura especial de poda seguindo assim pelo parreiral sempre conduzidos pelos ajudantes da Goés. Podíamos colher isabel e niágara rosada.


(fotos cedidas pela Produtora Studio Six)


A parte engraçada foi quando eu aflorei minha curiosidade e avancei para outros corredores das variedades Cabernet Sauvignon e a variedade Lorena.
Acreditando que podia levar algumas para desfrutar em casa, logo minha brilhante idéia caiu por terra, pois nossas cestas foram coletadas pelos ajudantes. Estes levariam as uvas colhidas para a desengaçadeira (maquina de desengace, que separa o as uvas do engaço, aquela estrutura lenhosa com pedúnculos e suas estremidades secundárias, para depois as uvas levarem uma leve prensa sobre elas para dar o início do mosto. Seguimos a vindima, com os visitantes participando da prensagem em barricas de madeira, que continham as uvas para serem pisadas com os pés.Isto parecia um tanto anti-higiênico mas fomos informados de que antes de entrar nas barricas passaríamos com os pés mergulhando-os numa solução para limpar e neutralizar os pés. Para quem participou acredito ter sido uma experiência única, relembrando os antigos procedimentos de prensagem artesanal para produção dos vinhos.


Após, pudemos degustar o Grape Cooler, vinho misturado com chopp e que passa pelo processo de gaseificação que presenciamos tem seu público cativo. Refrescante e frutado, opção que muitos apreciarão numa linha de quem gosta de coolers.


Em Flores da Cunha-Rio Grande do Sul a Vinícola Goés e Venturini tem sua sede em joint venture com a família Venturini, para a elaboração de vinhos finos,devido a melhores condições climáticas e de solo para tal cultivo.

No link do site da Vinícola Goés você pode saber mais dos vinhos de mesa de São Roque, SP, sob a direção de Cláudio Goés e no link do site da Vinícola Goés e Venturini os vinhos finos da sede de RS, em Flores da Cunha,sede que exite desde 1989, sobre a presidência dos Venturini.

Com certeza, a vindima da Goés e Venturini de Flores da Cunha seja muito interessante, colhendo uvas de variedades para vinhos finos.


link para o site da Vinícola Goés, São Roque-SP


link para o site da Vinícola Goés e Venturini, Flores da Cunha-RS

Um comentário:

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!