quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vigna L´apparita Merlot 2008 - Terceiro dia de Evento Mistral 2012

Um vinho digno de surpreender numa degustação às cegas em que também estrela o nada mais nada menos consagrado Chateau Pétrus. Um supertoscano que mostra seu valor e que promete atrair a atenção desta safra também por ainda muitos anos.

Marco Pallanti


Nota:  
A Castello di Ama vem surpreendendo e garantindo uma importante posição no mundo dos clássicos, estando sob a hábil administração de Marco Pallanti e com a tomada de importantes decisões como qualificar a condução  das uvas - através do baixo rendimento, condição ímpar para gerar uma colheita de uvas com mais personalidade, responsável por conduzir parreiras sobre dois sistemas: Guyot e Lyra, respeitando as parreiras nas distâncias necessárias para dar condições de melhor ventilação, exposição solar entre outros.

Ao mesmo tempo, Marco Pallanti  iniciou a experimentação de variedades não tradicionais no terroir local, como: merlot, chardonnay e pinot noir, a fim de ver se, nessas áreas que se mostraram inadequados para sangiovese, outras variedades pudessem prosperar em terroir característico do Ama. 

Em outras palavras, a busca contínua por áreas de cultivo específicos para cada variedade em separado seria garantir que cada vinho pudesse apresentar uma expressão eloquente do terroir extraordinária de Ama.


foto de alguns rótulos apresentados no Encontro Mistral (foto cedida pelo wineblogger Jeriel)



L´apparita Merlot 2008

Região: Toscana

O plantio anterior  de uvas nestas parcelas eram de variedades canaiolo e malvasia, e de 1982 a 1985 foram enxertados a variedade merlot.

93 pontos Robert Parker

Uva: Merlot 100% (foi plantada entre 1982 e 1985)


Condução: Sistema Lyra e solo rico em barro.

Detalhes da Vinificação: Maceração feita por 26 dias.

Envelhecimento: 17 meses em barris de carvalho Allier


Teor Alc.: 13,5%

Visual: Violeta profundo

Aromas: Frutas negras,madeira em harmonia, persistência 7 +

Gustativo: Afinamento percebido, maciez, ótimo volume em boca. Um vinho para esquecer uma garrafa na adega e abrir pelo menos uns 5 anos +, para valorizar o potencial deste supertoscano.

Sugestão de Harmonização: Carnes de caça, exemplo:  polenta com ragu de pato.



Leticia V. Prestes, sommelière representando a Castello di Ama no terceiro dia do Evento Mistral São Paulo 2012 -
 Foto cedida por Jeriel (Blog do Jeriel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!