sábado, 21 de julho de 2012

Os vinhos da Castello di Ama no terceiro dia do Evento Mistral 2012 em São Paulo



(
foto cedida pelo Professor e Wine bloguer Jeriel )



Ter a oportunidade de ser agraciada para apresentar rótulos consagrados de um produtor de região cultuada como a Toscana é de uma sensação que ainda não cessei de refletir.



Ainda mais quando se trata de uma Vinícola consagrada por seus méritos, fruto de trabalho, dedicação, seriedade e competência.

A Vinícola Castello di Ama se posiciona entre as mais prestigiadas da Toscana, sempre mantendo em nível de  elevação o seu Chianti Clássico. Ela carrega junto a si duas valiosas  qualificações; entre elas da Gambero Rosso - "com 23  tre bichieri" - e também de Robert Parker dando sua pontuação máxima .

A propriedade é fruto de quatro famílias originárias de Roma que em 1972  montam a adega e desde então se dedica em produzir vinhos com estilo e qualidade. Mas não somente os vinhos são destaque desta vinícola; oliveiras também se somam ao  prestígio do terroir da Castello di Ama. Compreendidos num total de 250 hectares,  90 hectares são vinhas e 40 hectares, oliveiras.

O carro chefe da vinícola é o rótulo Castelo di Ama, o Chianti Clássico originado com a uva Sangiovese, sendo esta rigorosamente selecionada através das parcelas mais notáveis da vinha. 

Em 1982 Marco Pallanti assume a responsabilidade operacional da  Vinícola. Em áreas onde a uva Sangiovese não rendia seus notáveis frutos de forma a  autenticar a verdadeira expressão do terroir diAma ,  ele passou a experimentar uvas da Borgonha, para comprovar mais tarde qualidade em produções de vinhos que tinham na elaboração variedades  não naturais da região como Chardonnay,Pinot Noir e Merlot.

Condução das videiras pelo sistema de estrutura na forma V - conhecida como sistema Lyra - foi adotado pela di Ama, como forma de garantir um baixo rendimento, em que se reduziria o nascimento de novas folhas, uma maior ventilação por entre os cachos e luz solar que pudesse beneficiar a  todos os cachos presentes.

Vigna Al Poggio Chardonnay 2009





Objetivando garantir as características das variedades e incluir a personalidade do terroir, elaborou-se o elegante Al Poggio.


Uvas: 80% Chardonnay e 20% Pinot Grigio


Considerações: 


* Em 1980 se decidiu para uma enxertia sobre parcelas conde se cultivava Malvasia, Canaiolo e Sangiovese, para a produção da variedade Chardonnay da Borgonha.


*  40% passa por fermentação malolática, com 8 meses envelhecidos em barricas francesas por sur lies (mosto repousa sobre as borras)


Teor Alc.: 13%

Corpo: Encorpado

Guarda:  10 anos +


Visual: Cor palha

Aromas: Floral e de frutas brancas.

Gustativo: Aromático e Cítrico,nota-se uma agradável mineralidade. Seco e com  acidez alta, persistência em boca de médio a alto e delicioso retrogosto.


Sugestão de Harmonização: Peixes grelhados, rizzo de frango.

Nos próximos posts irei comentar sobre os demais rótulos que tive o prazer de apresentar no evento.

Alguns Rótulos Castello di Ama presentes no evento - foto cedida por Jeriel (Blog do Jeriel)



Agradecimento ao Jeriel  (http://blogdojeriel.com.br/pelas fotos que ele oportunamente tirou do stand !


Um comentário:

  1. Prezada Letícia,

    obrigado pelo "Professor" e pelas citações no seu artigo, mas na realidade me considero mesmo um eterno aprendiz (rsr)...vou acompanhar seus posts sobre esses famosos vinhos que confirmaram sua excelência no evento.

    att


    Jeriel

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!