quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Como harmonizar pratosXvinhos para o seu melhor paladar ?

Harmonia das Estruturas Enogastronômicas


Já sabemos que nessa vida nada é perfeito (bah e se fosse?!). Por isso temos com as nossas vivências e experiências mais naturalidade para tirar de letra algumas combinações que aparentemente não descem no primeiro pedaço  ou no primeiro gole!
Saber administrar isso (entre outros fatores menores ou maiores nesta vida) faz  o seu prazer ser apreciado da melhor maneira.  O importante acima de tudo é experimentar e testar os sabores e combinações!

 A cada dia vamos citar alguns breves exemplos abaixo para que todos nós possamos sair de uma “arapuca” enogastronômica, pois hoje em dia nem temos mais a desculpa de não encontrar este ou aquele tipo de vinho na gôndola, seja da loja ou importadora que vende ao cliente final!

1.Uma comida com preparo de carne assada que leva o toque do limão espremido: Harmonize com um vinho tinto adstringente, como por exemplo os produzidos com a uva Barbera

2. Uma carne assada “fria” : o sabor se acentua, mas ao esfriar perde sua evidência. A carne se torna mais densa,a gordura se solidifica e portanto os taninos não são bem aceitos nesta proposta. Prefira adequar com vinhos  tintos ou brancos de maior acidez, um frânces com esta característica principal. Os da Borgonha, como um  Beaujolais Villages, um Côte Chalonaise ou Macon, ou um de procedência portuguesa do Alentejo ou Tejo. Na versão alemã, pode ser também um Riesling Spatlese.

3. Saladas com ervas : um Sauvignon Blanc cai perfeitamente no paladar de todos!

4.Pratos com molhos: de tomate ou avinagrados : por serem molhos ácidos, pedem uma estrutura de vinho equivalente, ou seja: vinhos com maior acidez e uma certa característica herbácea também. Sauvignon Blanc, Merlot, vinhos italianos frutados..

ilustração extraída da revista Menu


Hoje ficamos por aqui, mas na sequência iremos mostrar outras tantas possibilidades!!

Boa contínua  de trabalho a todos!!

(p.s.: Obrigada pelas aulas da Abs, por ser de grande valia para este breve Post.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!