sábado, 14 de maio de 2011

O Consulado Português e seus compatriotas vinhos

Recebi o convite de minha amiga Samanta Bordarim,  que trabalha para a Qualimpor e ia participar do evento. Fiquei muito feliz por ter a oportunidade em ir, pois sendo um evento exclusivo da Herdade do Esporão, Quinta do Castro e Quinta dos Murças, tola seria se declinasse um prestigioso convite desses, ainda mais sabendo que o evento seria no Consulado de Portugal.



Dos vinhos degustados, segue uma breve avaliação dos que eu naturalmente elegi!

Quinta dos Murças Reserva 2008


Uvas: Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barroca, Tinta Míuda, Touriga Nacional, Touriga Francesa, Sousão

Grad. Alc.: 14%

Descrição: De coloração mais densa, quase opaca e raios violetas. Profusão de aromas, complexos,um toque de fumo. Ótima estrutura, frutado e tosta muito interessante em boca, como de pães tostados. Equilibrado e com muito boa persistência em boca. Este seria o meu mais eleito caso não tivesse conhecido o Crasto Reserva Vinhas Velhas 2008, rsrs


Syrah 2008

Uvas: 100% Syrah

Grad. Alc.: 14,5%

Descrição: Linda cor violeta de tons escuros.Frutas negras, sutil toque de tabaco, chocolate (cacau).Bom nível de taninos, em equilíbrio, muita fruta. Muito persistente em boca ao final.Adorável!

Espumante Branco 2008

Uvas: Antão Vaz

Grad. Alc.: 12,5%

Descrição: Cor límpida e de finas borbulhas persistentes. De aromas finos, toques minerais e notas de fruto seco. Em boca apresenta toques de frutas frescas e final muito rico e longo. Perfeito no início da degustação e ao final do evento!

Crasto Superior 2009

Uvas:Touriga Nacional,Touriga Franca,Tinta Roriz,Souzão,Vinha Velha

Grad. Alc.: 14,5%

Descrição: Coloração violeta, aroma de frutas silvestres e especiarias. Boa persistência e elegante tanto nos aromas quanto em boca.

Roquette e Cazes 2007

Uvas:60% Touriga Nacional, 15% Touriga Franca e 25% Tinta Roriz

Grad. Alc.: 15%

Descrição: O número 1 no Top Ten da Expovinis, possui aromas elegantes e os taninos já se encontram amaciados.Muita intensidade, complexa tanto em nariz quanto em boca. Notas de frutos silvestres frescos, leve toque tostado.

Crasto Reserva Vinhas Velhas 2008

Uvas: de vinhas velhas, de 25 a 30 castas diferentes (!)

Grad. Alc.:14%

Descrição: Coloração Rubi,muita intensidade e complexidade nos aromas. Frutos silvestres frescos, e especiarias no olfato. Muito profundo, persistente por um bom tempo .Um finho de ótimos taninos e de excelentes descobertas. Parreiras muito velhas, escolhidas de diferentes parcelas. Para mim, a estrela da noite!


http://www.qualimpor.com.br/










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!