quarta-feira, 8 de junho de 2011

Restaurante Leopoldo; enaltecendo os vinhos portugueses

Ontem, 7 de Junho, tive a oportunidade de participar da degustação de vinhos portugueses, que ocorreu no Restaurante Leopoldo ( Rua Tabapoã, 1.353, Itaim-Bibi ).

O evento teve a maestria da ViniPortugal, que organizou essa prova de vinhos com mais de 50 produtores portugueses para o público brasileiro.

Portugal ocupa a terceira posição de vinhos importados para o território brasileiro. Segundo estatísticas teve um crescimento de 43% do valor de importação em relação ao ano passado. Os vinhos portugueses são diferenciados pelas suas castas (uvas ou cepas) indígenas, (ou entenda como autóctones, naturais da região produtora) e harmonizam na perfeição com qualquer cozinha internacional.


Dentre mais de 300 castas originárias do País lusitano, a Touriga Nacional foi a casta que recebeu maior destaque. Nestas provas estavam: as tintas Aragonês/Tinta Roriz, Trincadeira, Baga e Castelão e entre as brancas estão as castas Alvarinho, Arinto, Fernão Pires, Encruzado e Moscatel.


Rótulos conhecidos, reconhecidos e até mesmo consagrados. Simplesmente por ter o prazer de consumi-los habitualmente ou apenas se apresentar a estes pela primeira vez.

E excelente foi o atendimento dos garçons, sempre presentes e transitando com bandejas com vários copos de água que estavam numa boa temperatura e os apetitosos “Finger foods”, delicadas mini-entradas que foram servidas.

A seguir algumas fotos dos vinhos degustados





         Max Bastos - Adega Alentejana










Some a esses rótulos o excelente atendimento por parte dos profissionais do segmento (importadoras, enólogos, intermediários e afins) que lideraram o evento bem  como todos os demais integrantes deste "staff".


Um especial agradecimento à Maria Inez (por comunicar-me sobre este importante evento) e também ao Carlos Reis (que esteve sempre pronto e solícito para sugerir-me alguns rótulos na degustação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!