sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Matéria Especial sobre avaliação dos espumantes nacionais

Uma agradável e importante notícia para os vinhedos do Sul, na esfera borbulhante.

Marcelo Copelo esteve em Bento Gonçalves na companhia de Charles Metcalfe, Presidente do Internacional Wine Challenge, maior concurso de vinhos do Mundo para avaliar muitos espumantes brasileiros produzidos na Serra Gaúcha.

Nesta avaliação eles tiveram opiniões positivas acerca de produtores que estão buscando incessantemente alcançar uma posição de destaque e assim chamar atenção para os rótulos nacionais também para o próprio mercado local.

Como  Marcelo Copelo disse na matéria, ainda não existem obras de arte mas ainda sim Metcalfe visualiza um grande potencial da Indústria, para atender a demanda local quanto a nivel de exportação.

Avaliaram outrossim que ocorrências como a  ação da levedura Brettanomyces (fungo que ataca os vinhos durante o processo de fermentação causando odores desagradáveis), o excesso de madeira, rendimentos altos nas videiras entre outros ainda precisam ser analisados por alguns produtores para se atingir assim o status de qualidade para o vinho nacional.

Segundo a avaliação dos dois: "provamos juntos 33 espumantes e o resultado foi muito positivo. Dos 33, 22 foram considerados bons (85-87 pontos), muito bons (88-89) ou excelentes (acima de 90 pontos).

Matéria do site Enoeventos: "Passaporte para o Espumante Brasileiro"

Para saber da matéria na íntegra, basta acessar o site Enoeventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!