Num dia primaveril, de chove-e-faz-sol, escolhi um Alfredo Roca para combinar com algumas entradas peti-comite que fiz em casa para os amigos.
Coloco aqui minhas impressões sobre este Pinot Noir Argentino, que não se trata de um vinho da Borgonha mas de qualquer forma é interessante e pode-se afirmar, custo-benefício.
Onde se cultiva a uva Pinot Noir na região da Borgonha, França o terroir é muito privilegiado e particular, se situa entre 250-350 mts acima do nível do mar, seu solo é formado por argila e calcário, perfeito para o desenvolvimento de uma videira.
Em boca o Pinot Noir Francês é ainda mais fascinante. Especialistas remetem uma degustação de Pinots como uma busca na memória de boas coisas da infãncia. Aromas primários de morangos,temperos e textura sedosa, devem impressionar.
Mas vamos aterrisar (srs) pois agora falaremos deste exemplar argentino, que apresenta algumas caraterísticas da uva, mesmo que o nivel de acidez não seja tão destacado quanto comumente experienciado nos vinhos da Borgonha.
Alfredo Roca Pinot Noir
Visual: Rubi límpido, pequeno alo-aquoso.
Olfato: Aromas de frutas vermelhas frescas
Gustativo: Frutado, vinho seco. Morangos presentes, gostoso final em boca. Boa acidez, boa salivação.
Poucos taninos. O álcool prevalece um pouco, vinho de bom corpo, corpo leve.
Obs: Boa acidez, mas não o suficiente para equilibrar com o nível de álcool
Leve amargor.
Safra: 2007
Região: San Rafael , Argentina
Importadora: Casa Flora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, opinião ou sugestões!!