( foto cedida pelo Professor e Wine bloguer Jeriel ) |
Ter a oportunidade de ser agraciada para apresentar rótulos consagrados de um produtor de região cultuada como a Toscana é de uma sensação que ainda não cessei de refletir.
Ainda mais quando se trata de uma Vinícola consagrada por seus méritos, fruto de trabalho, dedicação, seriedade e competência.
A Vinícola Castello di Ama se posiciona entre as mais prestigiadas da Toscana, sempre mantendo em nível de elevação o seu Chianti Clássico. Ela carrega junto a si duas valiosas qualificações; entre elas da Gambero Rosso - "com 23 tre bichieri" - e também de Robert Parker dando sua pontuação máxima .
A propriedade é fruto de quatro famílias originárias de Roma que em 1972 montam a adega e desde então se dedica em produzir vinhos com estilo e qualidade. Mas não somente os vinhos são destaque desta vinícola; oliveiras também se somam ao prestígio do terroir da Castello di Ama. Compreendidos num total de 250 hectares, 90 hectares são vinhas e 40 hectares, oliveiras.
O carro chefe da vinícola é o rótulo Castelo di Ama, o Chianti Clássico originado com a uva Sangiovese, sendo esta rigorosamente selecionada através das parcelas mais notáveis da vinha.
Em 1982 Marco Pallanti assume a responsabilidade operacional da Vinícola. Em áreas onde a uva Sangiovese não rendia seus notáveis frutos de forma a autenticar a verdadeira expressão do terroir diAma , ele passou a experimentar uvas da Borgonha, para comprovar mais tarde qualidade em produções de vinhos que tinham na elaboração variedades não naturais da região como Chardonnay,Pinot Noir e Merlot.
Condução das videiras pelo sistema de estrutura na forma V - conhecida como sistema Lyra - foi adotado pela di Ama, como forma de garantir um baixo rendimento, em que se reduziria o nascimento de novas folhas, uma maior ventilação por entre os cachos e luz solar que pudesse beneficiar a todos os cachos presentes.
Vigna Al Poggio Chardonnay 2009
Objetivando garantir as características das variedades e incluir a personalidade do terroir, elaborou-se o elegante Al Poggio.
Uvas: 80% Chardonnay e 20% Pinot Grigio
Considerações:
* Em 1980 se decidiu para uma enxertia sobre parcelas conde se cultivava Malvasia, Canaiolo e Sangiovese, para a produção da variedade Chardonnay da Borgonha.
* 40% passa por fermentação malolática, com 8 meses envelhecidos em barricas francesas por sur lies (mosto repousa sobre as borras)
Teor Alc.: 13%
Corpo: Encorpado
Guarda: 10 anos +
Visual: Cor palha
Aromas: Floral e de frutas brancas.
Gustativo: Aromático e Cítrico,nota-se uma agradável mineralidade. Seco e com acidez alta, persistência em boca de médio a alto e delicioso retrogosto.
Sugestão de Harmonização: Peixes grelhados, rizzo de frango.
Nos próximos posts irei comentar sobre os demais rótulos que tive o prazer de apresentar no evento.
Alguns Rótulos Castello di Ama presentes no evento - foto cedida por Jeriel (Blog do Jeriel) |
Agradecimento ao Jeriel (http://blogdojeriel.com.br/) pelas fotos que ele oportunamente tirou do stand !
Prezada Letícia,
ResponderExcluirobrigado pelo "Professor" e pelas citações no seu artigo, mas na realidade me considero mesmo um eterno aprendiz (rsr)...vou acompanhar seus posts sobre esses famosos vinhos que confirmaram sua excelência no evento.
att
Jeriel