quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Quantum Classic Ruby



Ao "bater" aquele clima mais refrescante, em virtude de uma chuva consequentemente propiciar temperaturas mais amenas, você pode ousar no seu verão e acompanhar o seu jantar ou almoço de final de semana, harmonizado com um vinho tinto....e por que não?!

Ainda mais se você eleger esses momentos específicos para experimentar um vinho que contenha algumas particularidades, um ótimo motivo para tender para um vinho de estilo tinto.

No nosso caso aqui falo rapidamente sobre um vinho tinto da região da Africa do Sul, que contém seu diferencial por oferecer um corte de uvas fora do nosso normal, do nosso dia-a-dia.


Vinícola Du Toitskloof  

Quantum Classic Ruby Red






País/ Região :  África do Sul /Rawsonville

Vinícola: Du Toitskloof  


Seis produtores de vinhos tornaram a Du Toitskloof uma realidade através da formação de uma cooperativa em 1962. Desde então a vinícola recebe várias premiações, também em virtude de seus vinhos  serem de qualidade e ótimo custo benefício. O solo da região é privilegiada para a produção de uvas, com características pedregosas, favorecendo uma melhor drenagem.
A vinicola atualmente produz 10.000 litros de vinhos/ano a partir de 13.500 toneladas de uvas, das quais 60% são brancas e 40% tintas.

A casta Ruby cabernet, não é muito difundida, foi criada para se obter a qualidade da uva Cabernet Sauvignon e unir à resistência a climas mais quentes, como é o caso da uva Carignan. Foi um cruzamento obtido através de pesquisas realizadas na Universidade da Califórnia de Davis, e que tem demonstrado também boa adaptação na Africa do Sul



 Uvas: Blend  - Pinotage / Merlot / Rubi cabernet

O blend Quantum Classic Ruby Red foi desenvolvido a partir da utilização da emblemática uva da Africa do Sul (Pinotage = cruzamento da uva  Pinot Noir com a uva Hermitage) com o acrésimo de uma uva rara, chamada Rubi Cabernet (cruzamento das uvas Cabernet com a Carignan) , e associada a uva Merlot, para emprestar maior acidez e  maciez no palato, finalizando um interessante equilíbrio ao vinho.

Grad. Alc.: 14,5%

Avaliação




Visual: Cor rubi intenso, com reflexos violáceos.

Aroma: Frutado, oferece maior destaque para morangos e amoras, com boas nuances de especiarias.

Gustativo: Na boca apresenta-se como um vinho redondo,a acidez em enquilíbrio, a fruta é perceptível e também percebe-se um toque fumado, proveniente dos seis meses em barricas de carvalho francês. Bom volume e final em boca,  de regular persistência.

Harmonização: Churrascos, massas com molhos ricos em carne moída, como por exemplo, molho à bolonhesa.


Distribuidora: Ravin

Preço: faixa dos 40,00


Um brinde!


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Temperaturas em combustão pedem borbulhas para refrescar


A sensação é de seu organismo implorar por  uma refrescância que possa aliviar o calor inebriante destes últimos dias!!

Por isso apresento aqui dois simpáticos espumantes;  cada um recebe processo de vinificação diferente - o Andinas Cumbres Brut passa pelo método Clássico, ou também chamado método Tradicional ("champenoise", em que o processo da fermentação se desenrola na própria garrafa, recebendo  garrafa-e-garrafa a ação da "remuage"-as garrafas são inclinadas e periodicamente giradas para que as leveduras se misturem ao vinho, e com o tempo as leveduras mortas possam descer na abertura do gargalo da garrafa inicial) e o Andinas Cumbres Rosé recebe o processo Charmat (método em que o vinho passa pelo processo de fermentação sendo submetido a isto em tanques de alumínio-"autoclaves").

Havíamos experimentado inicialmente o espumante rosé, e na sequência o espumante brut finalizou o enredo exuberante do calor!!



  1. Andinas Cumbres Brut Rosé




Vinícola: Andinas Cumbres Andes

Região: Coquimbito , Maipu /Argentina

Importadora: MS Import

Uvas: Malbec, Chardonnay e Chenin Blanc (de diferentes regiões da Província de Mendoza, Argentina)

Método: Charmat

Grad. Alc.: 12,3%



Avaliação

Visual: Carmim intenso e brilhante, boa predominação de carbonização. Perlage Média.

Aroma: Frutas vermelhas, como cereja. Perfumado.

Sabor: Frutas vermelhas, e novamente as cerejas aparecem novamente em predominância, um espumante rosé agradável e com boa persistência na boca. Refrescância também acompanha para equilibrar com  o volume percebido neste rosé, muito devido a elaboração  com a variedade malbec, uma uva tinta que tem destaque nas produções Argentinas. Uma certa característica tânica desta uva também pode ser percebida, nada que desagrade no palato.Um vinho por fim bem frutado e agradável


Andinas Cumbres Brut





Vinícola: Andinas Cumbres Andes

Detalhe: Vinhedos irrigados pelas águas provenientes dos degelos vindos das Cordilheiras dos Andes

Região: Coquimbito , Maipu /Argentina

Importadora: MS Import

Uvas: Chardonnay e Chenin Blanc

Método: Tradicional

Grad. Alc.: 12,3%

Avaliação

Visual:: Cor dourada brilhante com reflexos esverdeados e frescor orinalmente da jovialidade da chenin blanc. Boa perlage, com as abundantes borbulhas, boa perlage.

Aroma: de flores e frutas brancas.

Sabor: Em boca, presença de frutas brancas, como pêra e maçãs. Equilíbrio entre acidez e e açúcar residual.É um espumante refrescante e fácil de degustar, perfeito para um dia como os descritos acima!!

Um brinde a todos e boa degustação!