sexta-feira, 23 de março de 2012

Restaurantes pequenos somam 34% do food service e puxam expansão


O número de estabelecimentos com até 50 lugares responde por mais de um terço do setor

O filão de negócio de restaurantes não para de crescer. Temáticos, com sistema de rodízio ou à la carte, por quilo ou sofisticados, não importa, a expansão perpassa todos os formatos e tipos de clientela. E os especialistas do setor avisam: ainda há espaço para o empreendedor que deseja apostar neste nicho.
De acordo com a pesquisa Food Service Brasil, elaborada pela consultoria GS&MD, o setor de alimentação fora do lar faturou R$ 181,1 bilhões em 2010, o que representa quase o dobro do montante registrado em 2005. Dobrar a arrecadação em cinco anos não é tarefa simples. As explicações para o crescimento vão desde a melhora do cenário econômico nacional ao aumento de renda da população e da oferta de empregos formais - principalmente para mulheres.
Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, em parceria com a distribuidora de cartões-benefício e cartões prepagos Alelo, aponta que o número de restaurantes com até 50 lugares passou de 18%, em 2011, para 34% em 2012. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ajudam a completar o cenário. De acordo com o órgão, comer fora representa 31% dos gastos das famílias com alimentação.
Todos esses indicadores confirmam o que a simples observação do movimento dos restaurantes a qualquer hora do dia indica: o nicho de alimentação fora do lar está aquecido. Como consequência disso, a concorrência também aumentou.
Para lucrar, crescer e conquistar novos clientes é preciso inovar como nunca. Além, é claro, de estar atento a itens como qualidade dos produtos, limpeza do local e serviço eficiente. "Dificilmente uma pessoa volta a um restaurante se algo não a agrada à primeira visita", alerta Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems - consultoria especializada no desenvolvimento de negócios e franquias.
Ingrid Dvisate, responsável pelo desenvolvimento de negócios em food service da GS&MD, afirma que as mudanças necessárias para se tornar mais competitivo não precisam acontecer em todo o negócio - e sim em alguns processos do estabelecimento. "Mesmo o restaurante que atende a um filão mais desgastado tem sempre a possibilidade de fazer algo diferente para ganhar competitividade - inclusive na parte gerencial", alerta Ingrid.
Com a ajuda de Gigliotti e Ingrid, o Terra selecionou os três principais aspectos do negócio em que o restaurante pode implantar mudanças para atrair mais clientes e aumentar a fidelização.



1) Cardápio

Em um estabelecimento por quilo, em que as opções são parecidas, uma forma de inovar é nos complementos - por exemplo, na sobremesa e no café. "Isso pode ajudar a aumentar o tíquete médio", afirma Ingrid. Visitar a concorrência para conhecer suas inovações e, então, fazer de modo diferente também é recomendado. "Se ela usa um condimento mais carregado, opte por temperos leves, ou vice-versa", sugere. Pratos lights e opções variadas de carnes magras agradam principalmente as mulheres.


foto extraida do blog http://majots.wordpress.com  


foto extraida do blog http://majots.wordpress.com 



2) Serviço


foto extraida do blog http://majots.wordpress.com 



De acordo com a pesquisa da GS&MD, durante a semana, de cada 10 refeições fora de casa 7 acontecem no almoço. A dica aqui é não desperdiçar tamanha audiência. "Os clientes buscam experiências diferenciadas também na sua rotina, como almoçar entre os períodos de um dia de trabalho", explica Ingrid. "Comer bem dá prazer e as pessoas têm cada vez mais valorizado isso, mesmo em refeições de menor duração", enfatiza. Para o empreendedor, isso significa atenção redobrada com o atendimento - item que é o segundo determinante na escolha de um restaurante, atrás apenas da limpeza, segundo o estudo da GS&MD.
Gigliotti, por sua vez, lembra que é importante investir em maneiras alternativas de entregar o produto. Se o dono do estabelecimento percebe que há demanda, pode optar pelo delivery e também disponibilizar embalagens personalizadas para que as pessoas possam levar a comida que sobrou na mesa. "Todos deveriam saber: é o restaurante que precisa adaptar-se aos clientes e não o contrário", diz Gigliotti. É importante, ainda, aceitar todas as bandeiras de cartões e os tíquetes de alimentação.







3) Gerenciamento

"Minha experiência com a área de food service mostra que alguns estabelecimentos conseguem incrementar o faturamento em até 30% apenas mudando a fachada e fazendo ajustes na iluminação", aponta o presidente da Fran Systems. Outro ponto crítico é fazer um controle rigoroso de estoque, o que evita desperdícios e aumenta a produtividade da casa. Com isso, gera-se um ciclo: menos desperdício, mais dinheiro - com margens de lucro maiores, que poderão ser revertidas em melhorias. A qualificação da mão de obra do restaurante também merece atenção. "O empreendedor que contrata profissionais capacitados jamais se arrepende", afirma Gigliotti.





Fonte: Terra - 23/02/2012



quinta-feira, 22 de março de 2012

Como era o Olhar sobre o Vinho no início do século XX

Vamos respirar um pouco, conhecer ou relembrar ilustrações, pinturas de apelo promocional sobre o mundo do vinho!!


Claro que uma visão capitalista já existia, e também  que a elitização do vinho já se mostrava presente. Mas interessante observar através das interpretações das ilustrações como o a  propaganda era mais leve, desprendida, e puramente colorida.

E mais uma vez vale salientar a importância que a arte tem em nossas vidas, que pode influenciar e até mesmo informar seu tempo, político e social.

Segue abaixo matéria escrita por Vítor N, da Wine tag;





Um olhar vintage sobre o vinho



Em fevereiro, o Posters Auction International promoveu um leilão temático com pôsteres vintage de vinho e gastronomia. Entre os cartazes publicitários de cervejas e restaurantes, o vinho é de fato o grande destaque. Dezenas de pôsteres do século passado, que serviram como peças publicitárias para as vinícolas e seus produtos, foram redescobertos no que pode ser considerado um conjunto de verdadeiras relíquias, não só da indústria de vinhos, como do mundo do marketing – termo que naquela época nem havia sido cunhado ainda.


Observando os mais de 60 itens em leilão (apenas de vinho, pois no total são 264), podemos chegar a uma conclusão um tanto quanto interessante. Numa época em que a publicidade contava com a criatividade de desenhistas e não dos grandes orçamentos para campanhas de luxo, e a sociedade era muito menos liberal do que hoje, o vinho parecia ser levado menos a sério. E eu digo isso no bom sentido. A linguagem e a mensagem eram mais leves, as cores mais vivas e as ilustrações mais alegres e bem humoradas.
La Chablisienne, de 1926 e Monsoleil, de 1929
A série de cartazes vintage do leilão revela preciosidades de vinícolas que marcaram a história da indústria do vinho no mundo todo. Muitas estão até hoje entre nós, o que torna essas imagens valiosos pedaços da cronologia dessas produtoras e dos vinhos. Nomes como Möet & Chandon, Taittinger, Joseph Perrier e Ramos Pinto são facilmente identificáveis dentre o lote, que revela um período e um lado dessas marcas que muitos de nós nunca havíamos conhecido.

A liberdade dos artistas na primeira metade do século XX permitia trabalhos que fugiam do lugar comum, do realismo, e evidenciam traços coloridos e imagens fantasiosas, até mesmo surrealistas em alguns casos. Eram peças que brincavam com o imaginário tanto do consumidor quanto do próprio artista, incentivando um olhar mais crítico e uma interpretação que muitas vezes não é tão óbvia quanto a maior parte do mundo publicitário contemporâneo.



Podemos, no entanto, identificar o traço elitista do vinho que já no início do século XX estigmatizava a bebida. Muitos dos cartazes já associavam a elegância e a percepção de dinheiro e luxo com o ato de beber vinho. Ilustrações de mulheres com longos e charmosos vestidos, por exemplo, já eram comuns, em particular para os champagnes.
Taittinger, 1986 e Ramos Pinto, 1920
Mesmo assim, é um olhar inédito e revelador do mundo do vinho e uma excelente oportunidade para entender um pouco mais de como a indústria e a publicidade evoluiu ao longo dos anos. É no mínimo curioso observar ilustrações tão vivas e figuras até um tanto quanto infantis (como o Sol bebendo vinho com uma cara de satisfação) como parte da história dessa indústria tantas vezes levada como séria e conservadora. O que me faz pensar...quando foi que as coisas mudaram exatamente?


Matéria extraída do site WINE TAG - O mundo do Vinho em suas mãos, 15 Março, 2012  escrito por Vitor N. 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Cirio Lilla fala sobre a Proteção desmedida "dito" para os vinhos Nacionais




Realmente é preocupante para toda a cadeia do segmento: Como ficam os profissionais do vinho, sommeliers e demais profissões que se desenvolveram ao longo deste período de evolução do mercado de vinho no Brasil? 


Pensando nisso o Atmosfera Sentidos do Vinho resolveu colocar aqui também um espaço para a matéria do Ciro de Campos Lilla, proprietário de uma das maiores importadoras de vinhos no Brasil, MISTRAL. Segue abaixo o texto na íntegra:






MISTRAL

Proteção sem limites
Caro amigo,

O mundo do vinho no Brasil vive momentos decisivos. Agora é mais do que necessário fazer um alerta a nossos clientes sobre algumas notícias muito preocupantes para os amantes de vinho.
Por incrível que pareça, surgem outra vez notícias a respeito da pressão dos grandes produtores gaúchos sobre o governo para que haja um novo aumento de impostos sobre o vinho importado, como se a gigantesca carga tributária atual não representasse proteção suficiente para o vinho nacional. Fala-se agora em "salvaguardas", como se a indústria nacional estivesse em perigo, em risco de falência, quando na verdade as notícias enviadas à imprensa reportam um grande crescimento de vendas. Afinal, é preciso definir qual discurso é o verdadeiro: o vinho nacional vai muito bem ou vai muito mal? Os comunicados e números oficiais dizem que vai muito bem, o que invalida o argumento a favor das "salvaguardas". Além do que, os impostos atuais já são altíssimos, e representam o verdadeiro grande inimigo do consumo de vinhos no Brasil.
Além do aumento de impostos  — pediu-se um aumento de 27% para 55% no imposto de importação, o primeiro da longa cadeia de impostos pagos pelo vinho importado — desejam também limitar a importação pelo estabelecimento de cotas para a importação de cada país. Ficariam livre das cotas apenas os vinhos argentinos e uruguaios. Incrível: cotas de importação para proteger ainda mais um setor, o de vinhos finos nacionais, que cresceu cerca de 7% em 2011 — ou seja, nada menos do que quase o triplo do crescimento do PIB brasileiroSe forem adotadas salvaguardas para um setor que cresceu o triplo do PIB em 2011,  que medidas de proteção se poderia esperar então para o restante da economia? Repito porque parece incrível, mas é verdade: pedem salvaguardas para um setor que cresceu cerca de 7% em 2011! É preciso dizer mais alguma coisa?!
Além de mais impostos e das cotas, os mesmos grandes produtores pedem também ainda mais burocracia, como se a gigantesca burocracia que já envolve a importação de vinhos no Brasil também não fosse proteção suficiente para o vinho nacional. Nem bem foi implantado o malfadadoselo fiscal e já se pede agora que o rótulo principal do vinho, o rótulo frontal, contenha algumas das informações que hoje já constam dos contra-rótulos obrigatórios. Essa nova medida, se for adotada, vai afetar — como sempre acontece com a burocracia no caso dos vinhos — apenas os vinhos de alta qualidade e pequenos volumes, já que os grandes produtores mundiais não terão nenhuma dificuldade em imprimir rótulos especiais apenas para o mercado brasileiro. Isso, por outro lado, obviamente não será possível para aqueles produtores que embarcam menos de 50 ou 100 garrafas de cada vinho para o nosso país.
Quem, afinal, seria responsável pelo aumento no interesse pelo vinho no Brasil?Certamente são esses pequenos produtores, de tanto charme e história, cuja vinda se tenta dificultar aumentando a burocracia, em uma medida sobretudo pouco inteligente. A importação desses vinhos deveria ser incentivada por todos, inclusive pelos grandes produtores nacionais, porque são eles os grandes veículos de propagação da cultura do vinho no mundo inteiro.
Para completar esse quadro preocupante, agora também são os vinhos orgânicos de pequenos produtores que têm sua posição ameaçada em nosso país. A partir de Janeiro deste ano, os vinhos orgânicos ou biodinâmicos — mesmo os certificados como tal em seus países de origem ou por órgãos certificadores internacionais — não poderão mais ser identificados como tal no mercado brasileiro, a menos que sejam certificados por organismo certificador brasileiro. Expressões como "orgânico", " biodinâmico",  "bio",  etc, são proibidas agora nos rótulos, privando o consumidor dessa informação essencial — com exceção dos vinhos certificados por organismo certificador brasileiro. Acontece que o processo de certificação brasileiro é caro e demorado, sendo na prática inacessível aos pequenos produtores do mundo todo. Acreditamos que apenas os grandes produtores mundiais conseguirão se registrar aqui como orgânicos ou biodinâmicos, privando assim o mercado do conhecimento de um número já muito grande e sempre crescente de produtores orgânicos. O vinho é um produto muito particular e específico, em que a maior parte da produção mundial de qualidade está nas mãos de produtores muito pequenos, que não terão recursos para obter a certificação brasileira. Sem dúvida acreditamos que é o caso de adiar a aplicação dessa medida para os vinhos, pelo menos até que sejam assinados acordos de reciprocidade, que permitam o reconhecimento mútuo dos processos de certificação no Brasil e no exterior. Afinal, a quem interessa dificultar a propagação dos vinhos orgânicos a não ser a quem não tenha a intenção de produzir vinhos dessa forma?
Diante desse panorama triste, a pergunta que se impõe é a seguinte: qual o limite para a proteção necessária aos grandes produtores nacionais para que possam competir no mercado? Ou tudo isso seria apenas uma busca por maiores lucros? Algumas das medidas adotadas recentemente, como o malfadado selo fiscal, atingem fortemente os pequenos produtores nacionais também. Vale repetir que os pequenos produtores brasileiros deveriam ter um papel importante no panorama vinícola nacional, uma vez que não existe país com alguma relevância no mundo do vinho onde o mercado seja dominado por apenas alguns grandes produtores. Afinal, todos nos lembramos do período anterior ao início dos anos noventa, quando o mercado pertencia a um pequeno grupo de gigantes da indústria nacional, a maioria multinacionais, e a alguns gigantes da indústria vinícola internacional — situação que obrigava o consumidor brasileiro a consumir vinhos caros e medíocres, quando no país nem sequer se sabia o que significava a palavra sommelier.
Estaríamos na iminência de uma volta a esse passado triste para o vinho em nosso país? Será que serão perdidos todos os ganhos dos últimos anos, quando, à custa de tantos esforços, aumentou enormemente a cultura do vinho no Brasil, com o surgimento de muitos milhares de profissionais ligados ao vinho, de inúmeras publicações sobre essa bebida maravilhosa, detantos novos empregos e de tantas novas possibilidades de crescimento profissional? Seriam os muitos milhares de brasileiros que trabalham nesse novo mercado criado pelo vinho importado, em particular o verdadeiro exército de sommeliers, menos brasileiros do que aqueles que trabalham nas grandes empresas produtoras de vinho nacional? E vale lembrar que de cada 5 garrafas de vinho consumidas no Brasil, entre vinhos finos, espumantes e vinhos comuns (produzidos com uvas de mesa), nada menos do que quase 4 (77.4%) já são de vinhos brasileiros! Os números de vendas e de crescimento do vinho nacional são gritantes, e tornam absurdo se buscar ainda maior proteção!
O consumidor precisa se manifestar, precisa dizer não a esses verdadeiros abusos!
É preciso ter uma agenda positiva para o vinho no Brasil, com todos lutando juntos para um aumento do consumo, para que o vinho obtenha o tratamento tributário de um complemento alimentar — como em diversos países da Europa — e não um tratamento punitivo com ocorre aqui, onde o ICMS pago pelo vinho é o mesmo pago por uma arma de fogo! É preciso também lutar para diminuir a burocracia, que tanto atrapalha os pequenos produtores de vinhos de baixo volume e alta qualidade — aqueles que criam mercado para o "produto vinho".
É importante que se compreenda o quanto antes que o vinho não é uma commodity, onde o único fator a influenciar a compra é o preço. Vinho é cultura, é diversidade, é terroir, é arte. É como o mercado de livros: o brasileiro lê pouco, assim como bebe pouco vinho. E dificultar a venda de livros de autores estrangeiros não apenas não serviria para aumentar a venda de livros de autores brasileiros, como certamente inibiria ainda mais o hábito da leitura. O mesmo ocorre com os vinhos. É uma ilusão achar que encarecendo o vinho importado o consumidor vai substituí-lo automaticamente pelo vinho nacional. Na verdade o mais provável é que substitua por outro vinho importado mais barato, ou pela cerveja gourmet, ou pelo whisky, por exemplo. O que é preciso é popularizar o consumo do vinho pela diminuição dos preços e da burocracia, tanto para os vinhos nacionais como para os importados. Na verdade eles são aliados, e não inimigos como acreditam aqueles que defendem um protecionismo ainda maior para o vinho brasileiro.
O amante do vinho precisa reagir contra essa situação. Ou teremos todos que aceitar uma volta à situação de 20 anos atrás, com a perda de todo o esforço, todo o trabalho e toda a evolução obtida nesse período.
Cordialmente,
Ciro de Campos Lilla

Posição da IBRAVIN para a Salvaguarda dos vinhos Nacionais


Trata-se de uma notícia que vem criando muita repercussão, e que por isso deve estar ainda em evidência nas informações acerca do mundo do vinho. Cabe aqui a pergunta: se esta Lei for realmente implementada, como o consumidor criterioso em sua compra e até mesmo aquele que não entende de vinhos irá se comportar nesse período de protecionismo nacional?


Matéria extraída do site http://cmaadvogados.blogspot.com.br/ , Aduana, Comércio Exterior
terça-feira, 20/03/2012

Salvaguarda deve garantir competitividade ao vinho
Pedido de produtores se apoia em plano para dar escala ao setor
Clarisse de Freitas
MARCO QUINTANA/JC
Em 2011, 78,7% da demanda foi atendida pelos importados
Em 2011, 78,7% da demanda foi atendida pelos importados
O pedido de salvaguarda ao vinho nacional, em estudo pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), não é gratuito. Quem faz a ressalva é o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani. Segundo ele, a demanda apresentada há um ano e meio ao governo federal e publicada na quinta-feira passada no Diário Oficial é apenas a base para que o setor tenha tempo e condições de ganhar maior participação no mercado interno e fazer os investimentos necessários para ampliar a competitividade.
Paviani explica que, apesar do aumento do consumo de vinhos finos no País, que saltou de 68 milhões de litros em 2006 para 91 milhões de litros em 2011, a participação do produto nacional se mantém praticamente estável. Em 2006, os vinhos finos feitos por aqui tinham 18% do mercado e, no ano passado, a fatia foi de 19,5%. “A maior participação que já tivemos, nesse período, foi entre 2007 e 2009, quando chegamos a 21%, mas logo voltamos a cair”, afirma o executivo. No ano passado, 78,7% do consumo interno foi atendido por produtos importados (o equivalente a mais de US$ 261 milhões), sendo que, nesse montante, apenas 19% são de vinhos oriundos dos países-membros do Mercosul (majoritariamente da Argentina). Os grandes fornecedores de vinhos para o mercado brasileiro são o Chile, a Itália e Portugal. Para fazer frente a essa diferença, há três anos as entidades do setor começaram a estudar as medidas cabíveis, dentro das normas da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O resultado dessa mobilização foi apresentado ao governo federal há um ano e meio, quando o Ibravin, a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), a Federação das Cooperativas do Vinho (Fecovinho) e o Sindicato da Indústria do Vinho do Estado (Sindivinho) pediram a adoção de salvaguardas do tipo que limita o volume de produto de cada origem que pode entrar no mercado brasileiro. Assim, o Mdic definiria quotas para as importações de terceiros países (os países-membros do Mercosul e Israel, por força dos acordos bilaterais de comércio, ficariam protegidos).
“A salvaguarda que limita a quantidade é mais efetiva, no caso do vinho, que a simples elevação do imposto de importação. Isso porque queremos ganhar participação no mercado ao longo do tempo”, disse Paviani. A expectativa é que, passado o período para manifestações (que segue à publicação feita no Diário Oficial), o governo conceda uma salvaguarda temporária, para que o ministério possa investigar os efeitos da medida no mercado nacional. Ao final dessa etapa, que pode levar cerca de dez meses, é que o Mdic irá se posicionar sobre a concessão ou não da medida de proteção à indústria nacional. Caso atenda à demanda, a salvaguarda definitiva terá prazo de três anos.
Nesse período, o setor deve enfrentar os três principais gargalos à comercialização dos vinhos finos brasileiros no mercado interno: o custo Brasil, a falta de escala e a inexistência de crédito adequado aos ciclos produtivos da vitivinicultura.
Em relação ao custo, Carlos Paviani afirma que a estrutura tributária do País difere muito da adotada nos países que exportam vinhos para o Brasil. “Todos os países latino-americanos, por exemplo, usam rolhas importadas de Portugal e da Espanha. Entretanto, só no Brasil esse produto paga imposto de importação e de produção. Nos demais, ela só é taxada quando já está tampando a garrafa. Também temos a guerra fiscal entre os estados e a diferença de tarifa entre os portos.”
Segundo ele, Santa Catarina é um exemplo de estado que desonera a importação de vinhos pelos seus portos, o que torna o custo dos importados menor do que o dos vinhos produzidos no próprio estado, com incentivos do governo local. “Com isso, quando o produto gaúcho entra em solo catarinense e paga 12% de ICMS, fica mais caro que o vinho local e muito mais caro que o importado”, detalhou o executivo do Ibravin.

Entidade que representa 130 importadores critica ação do governo brasileiro

Marcelo Beledeli
O processo de investigação iniciado pelo governo brasileiro para determinar se o comércio de vinhos estrangeiros vem causando prejuízos graves à indústria nacional é contestado pelas empresas importadoras. A Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (Abba), que representa 130 importadoras, afirma que o tipo de vinho que é objeto da investigação (vinhos finos) representa somente 15% da produção brasileira.
A entidade alega ainda que o preço médio da garrafa de vinho fino importado aumentou entre 2009 e 2011, ou seja, tornou-se menos competitivo no mercado interno. “Se há três anos cada garrafa foi importada, em média, por US$ 3,20, em 2011 o valor aumentou para US$ 3,60. Esse pedido não tem embasamento técnico”, disse Raquel Salgado, presidente da Abba. Hoje, o Imposto de Importação de vinho fino é de 27%.
De acordo com Leocir João Vanazzi, sócio-proprietário da importadora Vinhos do Mundo, de Porto Alegre, ainda que aprovada, a salvaguarda não deverá incentivar o consumo do produto nacional, mesmo que o preço dos estrangeiros suba com o aumento de impostos. “Quem escolhe o vinho é o consumidor, hoje ele está escolhendo importados, ele tem seus motivos; talvez a indústria nacional não consiga fazer um produto no mesmo estilo que os estrangeiros”, declarou. Os principais mercados fornecedores de vinho para o Brasil são Chile, Argentina e União Europeia. Na hipótese de salvaguarda, os argentinos ficariam livres da restrição porque são membros do Mercosul. Para os chilenos, porém, seria um forte golpe em suas exportações para o Brasil, que, no ano passado, somaram US$ 261 milhões.
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=89062 

sábado, 3 de março de 2012

Design, Pureza artística e Belezas Naturais




Realmente neste post todas estas características citadas no título se aplicam aqui.
Os Vinhos Stina foram desenvolvidos em sua esssência integrando qualidades visuais totalmente "in natura".

Pensando nas belezas da ilha Ilha de Brac Adriático, (na Croácia ) em que  apresenta um solo de cor branca, característico da região, emprestou aos rótulos inspiração para criação de uma representação de  verdadeiras telas brancas, virgens mas prontas para serem desbravadas, através da arte de pintores e ilustradores.

Brac é também o berço de muitos poetas famosos croatas, romancistas e  escultores.
É fonte de inspiração por causa de sua beleza, mas também o símbolo das dificuldades quando se trata de viticultura.





Na economia, turismo, pesca e agricultura são o principal tríplice da economia de Brac. A região também  oferece viticultura, azeites de oliva e historicamente foi uma região de criação de cabras, portanto natural oferecer também queijos interessantes.
.





Clique no Link "Stina" e assista a esse inspirador design para garrafas exclusivíssimas!! Stina